Como diza gíria, o dinheiro não cai do céu, e antes de fazer um crédito, convém preparar as suas finanças para o que aí vem no fim do mês.

Existem alguns procedimentos simples para estabilizar a carteira e evitar problemas financeiros, e até legais, com uma sobrecarga de despesas no fim do mês. Vale mais poupar que remediar.
Deixamos 7 dicas para evitar o sobre-endividamento durante ou após efetuar um crédito.
- Planeie os gastos pessoais todos os meses. Tenha em conta, com peso e medida, as pequenas despesas, por vezes, as que causam mais instabilidade financeira, sem se dar por elas.
- Preveja aqueles meses em que a sobrecarga financeira será maior, como por exemplo pagamento de selo ou do seguro do carro, ou impostos. Evite compras extra antes destes pagamentos obrigatórios.
- Use e abuse de listas de compras, para evitar abusos em compras supérfluas e desnecessárias.
- Tenha em atenção a utilização do cartão de crédito. Uma utilização excessiva deste cartão pode trazer problemas a longo prazo, durantes anos, ou mesmo décadas. Prefere gastar tudo duma vez ou ir aproveitando? Se não gastar tudo duma vez, conseguirá poupar e evitar problemas com os bancos…
- Repense a forma como utiliza o cartão de crédito e não deixe que as dívidas se acumulem.
- Caso tenha de efetuar compras mais avultadas, planeie. Se possível dê uma entrada para aliviar a despesa.
- Quando possível, guarde uma poupança para aquelas despesas inesperadas de emergência (e para se salvaguardar no caso de sobre-endividamento.
- Se vir que está a ficar sobre-endividado não tenha vergonha e procure renegociar a dívida o mais cedo possível. A dívida não se paga sozinha e a tendência será para piorar.
Información anúncio

7 formas de evitar o endividamento excessivo (e continuado):
4.2/5 desde
20 votos