Como comprar acções, uma das questões básicas para quem pretende entrar no mercado accionista. Fique a saber os passos necessários e dicas para o sucesso.

Como comprar ações

Agora que investiu algum tempo para se informar e formar sobre como investir na Bolsa, é chegada a altura de ir além da vertente teórica.

Entenda de forma simples como comprar ações e transformar o seu investimento em sucesso.

O QUE SÃO AÇÕES?

Recordamos o conceito base que permitirá compreender os passos seguintes. O que são ações?

No mundo dos mercados financeiros, em concreto no que ao investir na Bolsa diz respeito, é recorrente a expressão investir no mercado Accionista. Depreende-se, portanto, que investir na Bolsa se faz, maioritariamente, pela compra de ações e/ou a sua venda.

As ações são, então, uma forma de investimento. Representam parte do capital social de uma empresa que é colocado à disposição para ser adquirido por terceiros. 

Considerando que ao estarem cotadas na Bolsa, representam o valor que o mercado atribui à empresa que as lançou, este valor está em constante mudança, seguindo as tendências económicas e financeiras globais e o interesse dos próprios accionistas.

Comprar ações passo a passo:

1. Passo – Encontre uma boa corretora. Recorde que nem sempre o investimento trará lucro, mas ter o parceiro certo ao seu lado é fundamental para alcançar o sucesso. Verifique, abaixo, algumas dicas para encontrar o intermediário certo para si. 

  • Consulte os preçários disponibilizados pelas várias corretoras no mercado.
  • Informe-se sobre o nível de segurança das plataformas pelas quais as corretoras operam.
  • Conheça a variedade de ofertas qua a agência corretora tem para potenciar o seu investimento.

Algumas das principais agências corretoras a operar no mercado português:

  • DEGIRO
  • XTB – X Trade Brokers
  • eToro
  • Plus500

2. Passo – Crie a sua conta de títulos. Seja online ou de forma presencial, num balcão, é necessário criar, junto da agência corretora ou Banco, a conta de títulos. Recorde que os métodos online, normalmente são mais baratos.

Na criação da conta é necessário que indique se pretende comprar ações ou vender, o número de ações e qual a Bolsa. Embora não seja obrigatório, é recomendado que defina valores máximos para as suas transacções. Recorde que, como se trata de um mercado em permanente mudança, as ações podem atingir um valor superior ao qual pretende investir.

3. Passo – Comece a investir. Com a conta de títulos criada, está na hora de começar a investir. Para o efeito, pode utilizar as várias plataformas online ou presencialmente. Também pode recorrer a um fundo de investimento de ações, gerido por profissionais. Esta opção implica o pagamento de comissões, mas pode ser vantajoso se, porventura, considerar que devido à pouca experiência necessita de auxílio.

4. Passo – Acompanhe o seu investimento. Siga com atenção a evolução das ações adquiridas e, adicionalmente, a actividade das empresas cotadas.

Para o efeito, pode aceder às páginas online ou aplicações, acompanhar as principais notícias financeiras ou consultar o site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entidade que regula o mercado accionista português. 

 

A DIVERSIFICAÇÃO COMO MEIO DE LUCRO

Na hora de comprar ações, de investir no mercado accionista, tenha em conta que a diversificação pode ser uma opção lucrativa. Ao distribuir o investimento por várias ações, mesmo que algumas percam valor de mercado, terá sempre outras a valorizar. 

E, por fim, invista tempo na informação. Conhecer profundamente o mercado é uma ferramenta valiosa.

Información Younited Creditanúncio

Hodnocení kategorie 4.5
Como comprar ações: 4.2/5 desde 9 votos