Os depósitos a prazo são uma óptima solução para as suas poupanças. Seja você a fazer um empréstimo ao Banco e ganhe dinheiro com toda a segurança!

TUDO SOBRE DEPÓSITOS A PRAZO
Numa altura em que muito se fala sobre as mais variadas taxas de crédito e oscilações de mercado, os depósitos a prazo constituem uma solução para as suas poupanças. E, por outro lado, quando as nossas poupanças são cada vez mais um tema de destaque e uma preocupação acentuada quer no seio familiar, quer no sector empresarial, já pensou em inverter os papéis e conceder um empréstimo à sua instituição bancária? A ideia pode parecer estranha e descabida, mas é possível, e permite a valorização do seu dinheiro com um risco bastante baixo. Falamos de Depósitos a Prazo.
Com efeito, a publicidade crescente que chega até nós diariamente, relativa às mais variadas formas de poupança promovidas pelos bancos, pode gerar alguma confusão e, inclusivamente, algumas dificuldades em perceber qual a solução mais vantajosa para fazer render o nosso capital. Importa, por isso, compreender as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções oferecidas, sejam os Planos Poupança Reforma (PPR), Certificados de Aforro, ou, no caso específico que aqui abordamos, os Depósitos a Prazo.
AFINAL O QUE É UM DEPÓSITO A PRAZO?
Um Depósito a Prazo é, nada mais, nada menos, que um empréstimo de capital ao banco. Pelo empréstimo efectuado, o cliente é beneficiado com uma remuneração. Ou seja, recebe os juros relativos ao valor do empréstimo efectuado.
Trata-se, portanto, de uma situação vantajosa para ambas as partes. Por um lado, o banco consegue uma rápida injecção de capital, permitindo manter as suas funções e, por outro lado, o credor, mantendo o seu dinheiro seguro, consegue a sua valorização.
O Depósito a Prazo é uma opção a ter em consideração especialmente em fases de instabilidade financeira, quando, para os bancos, se torna mais difícil conseguir empréstimos no mercado financeiro.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM DEPÓSITO A PRAZO
Compreendendo que um investimento bancário acarreta sempre alguns riscos, e por forma a evitar surpresas indesejadas, é de relevada importância conhecer os seus prós e contras.
Vantagens:
- Risco muito baixo;
- A remuneração, isto é, os juros do capital investido, é garantida;
- Na elaboração do acordo, normalmente é conhecido o rendimento que se obterá;
- Possibilidade de reforço, isto é, aumentar o capital depositado e, com isso, o valor final dos juros (disponível, apenas, em alguns casos).
Desvantagens:
- A remuneração, é normalmente baixa. (Recorde, no entanto, que o risco associado é igualmente baixo);
- Por vezes, é exigida a subscrição de produtos adicionais (sempre com autorização por parte do depositante);
- A movimentação do capital investido antes do término do contrato firmado acarreta, normalmente, penalizações;
- Os Depósitos a Prazo com taxas mais atractivas normalmente implicam que o dinheiro fique retido por maiores períodos de tempo, normalmente mais de 6 meses.
COMO ESCOLHER UM DEPÓSITO A PRAZO?
Deve encarar a opção de efectuar um Depósito a Prazo com seriedade. Afinal de contas, são as suas poupanças que estão em jogo e é importante fazer uma análise às ofertas que chegam até si. Desta forma, importa perceber:
- Qual a instituição que oferece as melhores vantagens;
- Qual a taxa de juro mais rentável;
Importa analisar a Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) e a Taxa Anual Efectiva Líquida (TAEL). A primeira representa a taxa de juro feita pelo banco, sem ter em conta a retenção de IRS. A segunda, corresponde à TANB com a respectiva dedução da retenção de IRS. Resumidamente, a TAEL representa o que efectivamente vai receber. Note que as taxas divulgadas pelos bancos são anuais. Se pretende um Depósito a Prazo de apenas alguns meses deve adaptar os valores conforme os prazos.
-
Qual o montante que tem disponível para investir, considerando, evidentemente, o prazo de depósito - recorde que o montante investido terá de ficar retido durante um período de tempo.
Informe-se sobre as condições de mobilização e procure perceber se pode movimentar o dinheiro investido antes do fim do período estabelecido em contrato - se prevê que irá necessitar de parte do montante investido antes do fim do contracto, opte por uma solução que permita a movimentação do dinheiro ou por prazos mais adequados à sua situação financeira. Desta forma, evitará penalizações ou a perda dos juros.
E SE O BANCO DECLARA INSOLVÊNCIA, O QUE ACONTECE AO CAPITAL INVESTIDO?
O seu dinheiro está seguro!
A história recente mostra-nos que, de um momento para o outro, os bancos podem declarar insolvência e podemos perder as nossas poupanças. No entanto, fique a saber que o dinheiro investido em depósitos tem a protecção do Fundo de Garantia de Depósitos até 100 000€ por depositante.
NOTAS A RETER:
- Os Depósitos a Prazo são formas de investimento simples e de baixo risco;
- De um modo geral, num Depósito a Prazo, o montante investido só pode ser recuperado findo o prazo estabelecido entre si e a instituição com a qual firmou o acordo,
- Apesar de poderem ser uma boa opção de investimento, os Depósitos a Prazo não devem ser utilizados para a totalidade das suas poupanças;
- Nunca dispense a consulta de todas as informações disponíveis nos balcões das entidades bancárias.
Información anúncio
