Saiba quanto vale a sua casa! Se está a pensar vender ou hipotecar um imóvel saiba qual a forma indicada de o avaliar. Fique a saber quanto vale a sua casa e como fazê-lo gratuitamente.

Links rápidos
- QUANTO VALE A MINHA CASA?
- Para responder à pergunta «Quanto vale a minha casa?» deve fazer a seguinte análise
- COMO DEFINIR UM VALOR PARA SEU O IMÓVEL?
No momento de vender uma propriedade é imprescindível saber quanto ela vale. É importante conseguir vender a casa pelo melhor preço possível, mas se pedir demasiado não a conseguirá vender. Para evitar ter a casa à venda durante muito tempo sem encontrar comprador, deve fazer uma avaliação justa do imóvel e nós explicamos como.
QUANTO VALE A MINHA CASA?
Para saber quanto vale o seu imóvel há opções pagas e gratuitas, mas independentemente do meio que escolha para proceder à avaliação da casa, tem de tomar em consideração que existem características essenciais que ditam o valor dos imóveis.
Por vezes somos levados a comparar preços de imóveis numa determinada área sem que eles sejam comparáveis. Por exemplo, não é por um vizinho ter vendido um apartamento próximo ao seu, que deve tomar o valor da venda como referência absoluta. Com efeito, há características que podem pesar mais no valor do imóvel do que a sua localização relativa.
Para responder à pergunta «Quanto vale a minha casa?» deve fazer a seguinte análise:
- Localização e qualidade da área envolvente – É certo que um imóvel localizado numa zona premium é sempre alvo de especulação e tem automaticamente um enorme valor de mercado. Mas exceptuando os casos em que a localização por si só vale tudo, também é verdade que imóveis com uma vista desafogada são sempre mais vendáveis, contudo a existência de serviços, comércio, bons acessos, pouco ruído e boa vizinhança constituem um ponto de venda extremamente valioso.
- Estado de conservação e data de construção – A idade do imóvel é, por vezes, sobrevalorizada. Em Portugal não é difícil encontrar imóveis construídos há centenas de anos e não é por isso que valem menos do que um imóvel mais recente. O que mais influencia o seu valor é o estado de conservação do imóvel.
- Construção e tipologia – Este é o factor mais analítico e, por isso, mais facilmente comparável entre várias casas. Refere-se às dimensões do imóvel, número de quartos e casas de banho, isolamento, materiais, acabamentos, pé direito, terraço, jardim, garagem, etc.
- Mercado – Saber o estado geral do mercado imobiliário na sua freguesia e a valorização de imóveis semelhantes ao seu a nível nacional, são indicadores relevantes para compreender a apetência dos compradores por imóveis como o seu e na zona em que se encontra. Em função das tendências de mercado a sua casa pode sair valorizada ou desvalorizada.
De uma forma geral estes são os principais factores que influenciam directamente o valor do seu imóvel. Contudo importa ressalvar que as casas não são todas iguais e os clientes também não. Com isto queremos dizer que também é verdade que a sua casa terá um valor diferente para cada tipo de cliente e, como tal, saber apresentar o seu imóvel ao cliente certo também é muito importante.
COMO DEFINIR UM VALOR PARA SEU O IMÓVEL?
Se precisa de um valor reconhecido para pedir uma hipoteca ou para a concessão de um crédito à habitação, então terá de contratar uma entidade especializada.
Para encontrar uma entidade autorizada a realizar avaliações independentes recomenda-se que visite o sítio da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) - e consulte a lista de Peritos Avaliadores de Imóveis apresentada no «Sistema de Difusão de Informação».
No caso da concessão de um crédito à habitação esta avaliação é obrigatória, mas é encomendada pelo banco a um avaliador independente, embora seja paga pelo consumidor. Importante referir que os relatórios de avaliação de imóveis deverão ser partilhados com os consumidores e não apenas com a instituições de crédito que os requisita, tal como recomenda o Banco de Portugal. Porém cada vez que solicite um crédito à habitação terá de pagar esta avaliação. Apesar de estar prevista na lei a chamada portabilidade da avaliação, na prática os bancos não aceitam avaliações realizadas a pedido de outras instituições de crédito, cada banco pedirá uma avaliação para conceder um crédito à habitação.
Se procura uma avaliação gratuita para obter um valor referência, pode contactar as agências imobiliárias ou até utilizar uma das ferramentas online gratuitas que permitem calcular uma estimativa. Com uma rápida pesquisa nos motores de busca encontra facilmente várias possibilidades para obter avaliações gratuitas.
Información anúncio
